Reservas on-line

Santuário Ecológico de Pipa

Dentro de uma área de preservação ambiental, com 14 trilhas ecológicas o Santuário Ecológico de Pipa mistura lazer e contato com à natureza.


ATRAÇÕES PARA TODAS AS IDADES NA PRAIA DE PIPA

A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado.

 

Santuário Ecológico de Pipa

Dentro de uma área de preservação ambiental, com 14 trilhas ecológicas o Santuário Ecológico de Pipa mistura lazer e contato com à natureza. E para os mais dispostos tem uma escada de 150 degraus que leva à bela Praia do Madeiro. Além disso de janeiro a junho, os visitantes podem acompanhar aberturas de ninhos de tartarugas marinhas, coordenadas pelo Projeto Tamar.


Para que a natureza continue bela e preservada o Santuário exige algumas regras: 

  • 1º Usar Roupas adequadas.
  • 2º Não levar animais domésticos.
  • 3º Cuidar para não provocar incêndios.
  • 4º Respeitar as cercas e portões.
  • 5º Não desviar das trilhas.
  • 6º Jogar lixo somente nos cestos.
  • 7º Não sujar as fontes de água.
  • 8º Andar com cuidado pelos caminhos para não provocar acidentes.
  • 9º Escutar as orientações do guia.
  • 10º Respeitar a vida da floresta.

 

O site pipa.com.br lista para a gente as trilhas e suas dificuldades, fiquem atentos: 
 

TRILHAS ECOLÓGICAS (Graus de dificuldade: Fácil 1 2 3 4 5 Difícil)


CAMINHO DO JACÚ (200m) – GRAU 2: Trilha Luminosa e arejada que passa pela parte mais elevada da Chácara do Madeiro, 80m acima do nível do mar.
 
 
CAMINHO DOS PIRATAS (100m) – GRAU 4: Inclui a emocionante escada de corda pela qual se alcança a enseada do Madeiro, propícia para o banho de mar.
 
 
VEREDA DA MOÇA BRANCA (400m) – GRAU 3: Paisagem encantadora por um túnel onde o visitante parece estar brincando de esconde-esconde com o mar.
 
 
CAMINHO DA JIBÓIA (340m) – GRAU 3: Trilha serpentina que desce até o recanto mais ermo da floresta, antes de subir para um encontro emocionante.
 
 
PASSEIO DO PEROBA (300m) – GRAU 1: Gracioso caminho que contorna as falésias da ponta do Madeiro, desfrutando vistas poéticas, ora para o sul, ora para o norte.
 
 
ESCADA DO VELHO CASTELO (90m) – GRAU 4: Ao ritmo emocionante da arrebentação, essa escada leva da Toca da Caipora até a luminosa Prainha, ponto de espreita para barcos e golfinhos.
 
 
RASTRO DO TATU (150m) – GRAU 3: Leva o visitante de volta à entrada, vencendo a ladeira de maneira suave. Evita o risco associado com a subida pela estrada de piçarro, usada por carros.
 
 
VÔO DO VAGA-LUME (200m) – GRAU 2: Trilha em zigue-zague comemorando o pequeno inseto que é o feiticeiro das noites escuras de inverno. Termina na Escada do Maracajá.
 
 
CAMINHO DO CAMALEÃO (600m) – GRAU 4: Como sugere o nome, é uma trilha com muitas mudanças de cor, clima, visual e demais pontos de interesse.
 
 
DESCIDA DO MARACAJÁ (90m) – GRAU 4: Escada íngreme descendo do mágico Mirante da Meia-Lua até o espelho da Lua Cheia.
 
 
CAMINHO DO CHORRÓ (100m) – GRAU 2: Pequeno “tira-gosto” que leva o visitante da “sala de espera” para o início das outras trilhas, dando-lhe a chance de testar seu preparo físico para as caminhadas maiores.
 
 
TRILHA DA AVENTURA (150m) – GRAU 1: Só para crianças! Cheia de Surpresas! É necessário apanhar o folheto especial para participar desta brincadeira.
 

Veja onde estamos